Só um instantinho porque agora o papo é reto

O Rodrigo Fonseca, do Segundo Caderno, repete “estreia” (e maneira na hora de usar variantes como “que estreou”, “lançado”, “saído quentinho do forno da casa de mamãe”) umas quatro vezes na mesma matéria. o G1 consegue, numa manchete de seis palavras, usar três delas já na grafia recauchutada (acho que era algo como Cruzeiro para por vomito e diarreia). Neguinho vai lá, manda o trema para a gramática que o pariu e, se bobear, encaixa “pinguim” até em reportagem sobre a superlotação das casas de sauna em Bangu.

Ah, não, assim também é demais. Não me leve a mal. Acho lindo a falta de resistência maior a uma proposta que, em última instância, puxa o tapete do mané que andava por aí com hífen lubrificado para carcar qualquer um menos instruído nos doutos sabores da língua mater. Aplaudo. Mas é impressão minha ou tem meio mundo querendo mostrar que aprendeu direitinho a usar o acordo ortográfico?

Será que os jornalistas (“a carapuça pra mim é tamanho P, por favor!”) acreditam prestar serviço de utilidade púbica ao dar uma brazilian wax naquelas regrinhas pentelhas da nossa gramática?

Bom mesmo seria a adoção do acordo nos telejornais. Da apresentadora loura (“posso dar uma olhadinha em outros modelos de carapuça?”): “A idÊia do ministro é encomendar cinCÔenta kits de segurança para o carnaval…”.

Mas vá lá, os que estão tendo dificuldades em se adaptar aos novos tempos e se perguntam ó, e agora, quem poderá nos defender? já podem contar com a astúcia deste site aqui (dica do B., que, por sinal, propôs outro dia acordo horTografiKKu miguxês. Candidatos, um passo à frente). Basta digitar e voilà, todas as regras antigas da gramática em bom e novo português. Só faz o favor de deixar de ser chato e implicar com a grafia mofadinha de exacto no link.

Ps. Este blog está em crise de identidade, assumo. Leva acento? Trema? Hífen? É casado? Tem filhos? Suplicyo que não acaba mais…    

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: