Música santa

Desde tempos imemoriais e desmemoriados, rock e religião se trombam nas esquinas da história.

Jesus Cristo, afinal, foi pioneiro do hair metal e dono dos primeiros groupies de que se tem notícia, os apóstolos. Os shows aconteciam lá onde Judas perdeu os coturnos, minutos antes de  J.C. transformar água em vinho – o que lhe rendeu uma senhora ressaca de 40 dias e 40 noites. 

Foi J.C. quem montou a primeira banda de rock, a A.C./D.C. O nome ele nunca patenteou porque, afinal, se todo mundo é filho de Deus, ficava difícil convencer o cara do cartório de que o cabeludo no R.G. era ele mesmo, e não Cid Guerreiro no especial de fim de ano da Globo.

Rolling Stone daquela época, a Bíblia também era chamada de Higher Times. A edição ficava sob responsabilidade de Lúcifer, o vizinho maloqueiro que morava no subsolo. 

O Livro Sagrado, a bem da verdade, foi deturpado ao longo dos séculos. Muitos escritos originais se perderam, principalmente após a instalação da política de corte de custos, que trocou papel por seda – um mau negócio por motivos óbvios, já que nunca se queimaram tantos livros em praça pública.  

Mas os laços permanecem. E algumas das bandas mais famosas dos novos tempos fizeram questão de resgatar, de forma mais ou menos subliminar, a herança religiosa do rock.    

Rolling Stones, por exemplo, é uma óbvia alusão à movimentação de Lázaro para sair da tumba. Beatles, uma nítida referência às pragas do Egito. Weezer reproduz o barulhinho que Ele fez ao descobrir que o filhão gastou todo a mesada em larica de pão e porre de vinho. E Cansei de Ser Sexy seria o que mais senão Maria Madalena puta da vida? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: